EM SEU 17º ANO, O SCMC – SANTA CATARINA MODA E CULTURA AMPLIA O TIME E ASSUME COM FORÇA O C DE CULTURA

Em 2005, um pequeno grupo de empresários catarinenses, resolveu atuar de forma colaborativa, por compreender que a melhor forma de merecer o futuro é criá-lo no presente. Assim nasceu o SCMC – que originalmente chamava-se Santa Catarina Moda Contemporânea e mais tarde, quando assumiu um novo posicionamento, o C virou CULTURA. em 2022 o movimento comemora seu décimo sétimo ano, e permanece atuante como testemunha ocular dos desafios da indústria catarinense nestas últimas décadas.

Neste sábado dia 29 a nova diretoria tomou posse, ficando assim constituída: Fernando Siebert – Sócio Proprietário da Coratex, associada a plataforma desde 2015, sendo a primeira indústria química do grupo.

Para Fernando assumir a presidência da plataforma é uma grande satisfação:

Nesse momento, em que o SCMC está no auge dos seus 17 anos, fazer parte da presidência do movimento que a cada dia fica mais relevante dentro do estado de Santa Catarina é muito gratificante.

A vice presidência será ocupada por Elizabeth Brandes, diretora comercial e marketing da Brandili – marca de roupa infantil com mais de 54 anos de história, e associada ao SCMC desde 2020, e que passou o último mandato como diretora financeira.

O nosso objetivo é dar continuidade nesta nova gestão na construção com nossas empresas associadas, entidades de ensino, estudantes, professores e organizações parceiras, um verdadeiro ecossistema que visa perenidade com inovação e sustentabilidade da indústria catarinense, fortalecendo as relações que geram e compartilham valor, através da nossa maior paixão: pessoas.

Afirma Beth.

E na diretoria a jovem Tálita Forlin Rincaweski, Head de Negócios do Grupo Marlan, que na plataforma assume a posição de Diretora Financeira.

Talita comemora integrar a diretoria:

O SCMC é uma iniciativa que conecta a indústria a educação, e traz oportunidades para todo Estado, como designer e como partícipe da indústria da moda, espero contribuir e aprender muito com todos que fazem parte da plataforma. E que eu possa construir uma linda história nessa nova diretoria.

O Grupo Marlan é associado à plataforma desde 2019. Empresa de Guaramirim que está há 33 anos no mercado focado em moda infantil.

Um dos programas que ganhará ainda mais força em 2022 é o MODA AMANHÃ, que está em sua terceira edição – O Moda Amanhã, iniciativa do Santa Catarina Moda e Cultura que estimula a inovação e o pensamento crítico através da colaboração e conexão entre a indústria e as universidades. Para coordenar as atividades, articulando parcerias com as entidades de ensino, professores, estudantes e parceiros, o SCMC contará novamente com Rodrigo Zen.

Rodrigo é especialista em pesquisa, identificação e aplicação de tendências de comportamento, moda, consumo e design para desenvolvimento de produto. Também atua como professor universitário. Este ano teremos mais um projeto sob a sua coordenação, vem aí o Lab Cria, onde 10 estudantes serão selecionados para participar de uma imersão criativa, afim de repensar os projetos e produtos das nossas indústrias.

Para fortalecer o C de cultura, o SCMC convidou Walmor Correa, artista plástico catarinense, norteado pela interação entre arte e ciência. Walmor compartilhou com os empresários um pouco da sua história, sua habilidade em desenhar seres fantásticos e seu olhar para o mundo. Trouxe duas obras físicas para que todos os convidados pudessem apreciar de perto o seu trabalho. No momento, suas obras estão em exposição, no recém-inaugurado hotel Rosewood São Paulo. @walmorcorreapara conhecer mais sobre o artista.

O Colabora Moda Sustentável, movimento que atua desde 2017 para articular a mudança no setor também esteve presente no evento, com Lucilene Danciguer, diretora da organização, que compartilhou o propósito do movimento, bem como as recomendações para a moda sustentável. Para conhecer as ações acesse:www.colaboramodasustentavel.org.br

Desde sempre o SCMC acredita na força de Santa Catarina como um estado que se diferencia por sua multiculturalidade. Esse ano as imersões que serão ofertadas as associadas visam valorizar o design, a cultura, a gastronomia, as belezas naturais, os polos tecnológicos e tudo que compõe a economia criativa tão importante para o PIB do estado e do Brasil. Dos destinos que estão na rota, vale destacar Urubici – o desenvolvimento de negócio da indústria do vinho; o setor moveleiro no Planalto Norte em São Bento do Sul, e o centro de tecnologia que está se tornando Florianópolis.

Também devem ocorrer missões internacionais no segundo semestre, com o objetivo de conhecer o ecossistema da moda no Uruguai.

O SCMC segue buscando novas associadas, afinal moda é comportamento e mais do que nunca, torna-se necessário compreender como os consumidores farão suas escolhas.

Fernando Siebert, Elizabeth Brandes, Tálita Forlin Rincaweski, Amélia Malheiros e Rodrigo Zen (foto em destaque).

Artista plástico Walmor Côrrea
Lucilene Danciguer, diretora do Colabora Moda Sustentável

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed