Foi dado Start no projeto MODA AMANHÃ

Moda Amanhã não é sobre um futuro distante. Moda Amanhã é sobre mudanças imediatas e possíveis. E o SCMC tem como propósito o compartilhamento e a energia colaborativa entre todo o ecossistema criativo do nosso Estado. 

A cada semana, o projeto trará um profissional de reconhecimento nacional e internacional da moda, para trazerem suas visões dentro de cada tema. O conteúdo tem a curadoria de Rodrigo Zen, consultor de pesquisa e criação, que juntamente com o SCMC e diversos professores de inúmeras instituições de ensino superior de Santa Catarina idealizaram este projeto.

Confira as temáticas: 

5 ANOS EM 5 MESES 

Traz um panorama geral das mudanças do cenário global em 2020, em decorrência da pandemia global, e seus reflexos no sistema de moda.   

FASHIONAUTA: O NOVO PERFIL PROFISSIONAL

Reflete sobre as mudanças do perfil do criador de moda e as novas tecnologias emergentes, bem como os novos formatos de trabalho digital, apresentação, e convergência entre os modelos físicos e digital de design. E a velocidade do digital deve alterar de vez a temporalidade dos ciclos de pesquisa, criação e consumo.

 O digital trouxe uma atomização da velocidade de consumo de imagens e referências sem precedentes nesses últimos meses. É só a gente lembrar a overdose de tie dye, com diversas marcas fazendo suas versões de “mais do mesmo”. Onde fica O PAPEL DA CRIATIVIDADE nesse cenário de atomização de profusão de tendências, criação e comunicação de moda? Criatividade vai muito além da criação apenas de produtos. Num mundo conectado, a criatividade é o diferencial competitivo.

 Em MODA DIGITAL:CRIAÇÃO & CONSUMO, vamos conversar com profissionais do setor de moda para entender como grandes marcas inovaram suas formas de criar e apresentar suas coleções nas semanas de moda, e como esses novos formatos refletem no ensino de moda e na nossa indústria. Vamos entender também como o consumidor está mais ávido e atento às informações e as mudanças de comportamento do consumidor que impactam diretamente os volumes de produção, ciclos de novos produtos e comunicação de moda

 Todas essas discussões nos dão subsídios para discutir O FUTURO DA APRENDIZAGEM. Sem dúvidas, a educação foi uma das áreas mais afetadas nesse cenário global. Pesquisa recente mostra que 83% dos jovens com mais de 16 anos se sentem pressionados quanto ao futuro acadêmico e profissional, e 70% buscam desenvolver habilidades profissionais. O dado que mais chamam a atenção é que 90% concordam que surgirão novas formas mais dinâmicas e acessíveis de estudar e 73% acreditam que o ensino mudará definitivamente para o híbrido. A boa notícia é que 68%pretendem retomar estudos parados por causa da Covid-19. Agora, como acadêmicos, professores e indústria criam o futuro da aprendizagem?  

Na reta final desses conteúdos para 2020, a gente quer ser a VITRINE SCMC. A proposta é organizar uma semana acadêmica integrada entre as instituições de ensino superior, dando visibilidade aos projetos de ensino, pesquisa e extensão de moda, e também mostrar os talentos emergentes da moda catarinense que estão nas universidades. 

 Não deixe de acompanhar a programação no perfil do Instagram do SCMC @scmodaecultura. Lá você fica por dentro de toda as datas e horários de divulgação das lives, vídeos no IGTv e outros conteúdos que serão trazidos pelo projeto.

Ah, todos que se inscrevem nas lives pelo link do Sympla divulgado, receberão certificado de participação que contam como horas complementares.

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