FHH promove seminário interdisciplinar sobre Moda e Museologia com palestras sobre memória, representatividade e expressão

Com o objetivo de promover reflexões, debates e trocas sobre moda, expressão e sociedade, a Fundação Hermann Hering, por meio de uma parceria entre o Museu Hering e MiMo - Museu Online da Indumentária e da Moda, promove o 4° Seminário Interdisciplinar em Museologia juntamente com o 8° Moda Documenta. A iniciativa trata-se da união destas duas atividades, que a Fundação vem fortalecendo e integrando nos últimos anos, e que agora em 2020 se potencializam por meio do formato digital. 

A edição, sob o tema Moda Para o Novo Mundo, apresentará mesas redondas, palestras e oficinas criativas com grandes pensadores, pesquisadores e articuladores da moda contemporânea. O evento tem caráter técnico-científico e as instituições que o promovem ressaltam sua importância para a memória da moda e do reconhecimento da museologia como meio de sua divulgação e preservação, assim como a relevância do design e da moda como áreas do saber. Como produto cultural deste evento, será lançada uma publicação compilando o conteúdo abordado, em formato de e-book, a ser lançada no início do ano 2021.

 “Esse evento tem a grande oportunidade de fortalecer os museus como espaços vivos, cada vez mais próximos das pessoas e da nossa sociedade. Com o Seminário temos a grande oportunidade de dialogar com realidades que não são tradicionalmente consideradas museológicas, como a representatividade, a inclusão, a diversidade e o entendimento de que moda vai muito além das roupas”, ressalta Amélia Malheiros, gestora da Fundação Hermann Hering.

O evento é uma das contrapartidas sociais previstas no Plano Anual do Museu Hering 2020 - data em que o Museu Hering completa seus 10 anos de história - com realização da Fundação Hermann Hering e do Ministério da Cidadania, patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura.

Serviço:

O 4º Seminário Interdisciplinar em Museologia (SiM) + 8º Moda Documenta acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro através de transmissão online no Youtube da Fundação. O evento será gratuito e aberto à comunidade, havendo ainda a possibilidade de certificação para aqueles que estiverem inscritos no canal da Fundação Hermann Hering na plataforma. 

 A programação contará com mediação de Márcia Merlo, idealizadora do Moda Documenta, Hanayrá Negreiros, nova pensadora e pesquisadora de moda e da indumentária negra e do consultor criativo e comunicólogo Jackson Araújo. Além dos mediadores, importantes nomes integram a programação do evento (confira abaixo).

 Inscreva-se em https://www.sympla.com.br/moda-pro-novo-mundo__1040830 para receber todas as informações e lembretes em seu email.

Programação: 

24/11 – TEMA MODA E MEMÓRIA 

19:00 – ABERTURA - Museu Hering 

19:10 às 19:50 - PALESTRA com Márcia Merlo – Mimo e Moda Documenta 

20:00 às 21:30 - MESA REDONDA -Márcia Merlo convida: 

Carolina Muller - Moda, memória e patrimônio

Marina Seif - Museu de Moda Belo Horizonte

Soraya Coppola – UFMG

 

 25/11 – TEMA MODA,REPRESENTATIVIDADE E EXPRESSÃO  

19:00 às 19:50 - Negras Maneiras de Vestir com Hanayrá Negreiros - colunista Elle Brasil 

20:00 às 21:30 - MESA REDONDA -Hanayrá Negreiros convida:  

Daniela Auler - Moda Inclusiva 

Raiane Pires – Psicotrópica

 

26/11 - TEMA NOVAS MODAS,NOVOS MODOS  

17:30 às 18:40 - WORKSHOP com Augustina Comas – Designer Comas

19:00 às 19:50 - A moda não é mais sobre roupas com Jackson Araújo – Comunicólogo e Consultor Criativo

20:00 às 21:30 - MESA REDONDA -Jackson Araújo convida:  

Eloísa Artuso - Fashion Revolution,  

Celina Hissa - Catarina Mina

Kátia Apoena - Instituto Proeza 

 

21:30 – ENCERRAMENTO com Museu Hering

< Voltar para notícias