InVent Certi - Mapeando o Ecossistema

Elisa Coral, da Fundação Certi, apresentando aos participantes do Projeto InVent Certi o conteúdo sobre ecossistemas de inovação para que, assim, todos estivessem no mesmo nível de entendimento.
A feira de inovação abriu os caminhos dos participantes a novas possibilidades de cooperação entre empresas e instituições de ensino, onde cada qual apresentou suas dores e capacidades em um momento de trocas de muito valor.

Em parceria com a Fundação Certi,o SCMC traz ao time de associados o programa InVent Certi com o objetivo de entender de que maneira suas práticas diárias lhes colocam em destaque no mercado e determinar quais ações inovadoras podem facilitar processos, otimizar negócios e inspirar pessoas.

Mas, se atualmente inovar é uma premissa frente à concorrência, quais são as principais dificuldades em inovar?

As empresas e profissionais que se destacam por suas práticas inovadoras têm um perfil comum sobre como se reinventar saindo da zona de conforto. Para não se deixar ser ‘engolido’ pela rotina da produção, entende-se que líderes e departamentos responsáveis pela criação e inovação da corporação podem adotar novas rotinas que envolvam sair de dentro da ‘máquina’, buscando novas referências no externo, adotando novos horários mais flexíveis e locais de trabalho disruptivos, afim de tornar as criações muito mais genuínas e não influenciadas pelo meio.

A proposta maior deste encontro foi, em especial, colocar cara a cara as empresas e instituições de ensino,oficializando sua apresentação em uma ‘feira de inovação’, que ocorreu na CIJS - Centro de Inovação de Jaraguá do Sul. O objetivo foi aproximar, de uma vez por todas, estes agentes da moda catarinense em prol de um novo cenário que coloca a inovação como principal fator de competitividade frente ao mercado brasileiro e internacional.

Nesta conversa foi possível mapear como a colaboração entre os dois setores é fundamental. Se, por um lado,a indústria se coloca com diversas necessidades que idealmente precisam de soluções práticas, por outro, se encontram as possibilidades oferecidas pela academia, e assim se forma um movimento afim de alinhar as dores à respostas através de pesquisas de ponta.

< Voltar para notícias