Missão SCMC Sampa Inspira

Visita ao SENAI São Paulo - Escola Francisco Matarazzo
Talk com Márcio Negrão e Cristiano Buerger da escola Denim City São Paulo
Julia Webber apresentando às participantes a exposição "Referências Brasileiras" no salão Inspiramais

A Missão SCMC Sampa Inspira nasceu da parceria entre o SCMC e a Assintecal, Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro e Calçados, que convidou os associados do time SCMC a visitarem o salão de design Inspiramais em São Paulo (daí o nome da missão). Como proposta aos associados,aliamos a visita ao Senai SP – Escola Francisco Matarazzo e, ainda, a conexão com a Denim City São Paulo, futura escola do Jeans localizada em meio ao bairro do Brás, popular pelas confecções ali situadas.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações dos cursos de Têxtil e Vestuário do Senai SP, que contam com laboratórios fidedignos à indústria do setor, o que possibilitam a criação de inovação por parte das empresas, por exemplo, sem a necessidade de parar as máquinas no chão de fábrica. A planta têxtil de Industria 4.0, projeto que surgiu a partir de uma inquietação da Abit, que vem sendo desenvolvido a partir de várias parcerias, inclusive com a empresa associada SCMC: a Audaces. A tecnologia da planta possibilita processos desde a criação e modelagem da peça até a embalagem.

O encontro com Márcio Negrão, CEO da escola do jeans Denim City São Paulo, e Cristiano Buerger, conselheiro SCMC e parceiro na criação da escola no Brasil, atualizou o time SCMC sobre o status da construção da unidade, a parceria de mais de 12 empresas do setor do denim em sua concepção e a proposta de oferecer uma aprendizagem prática, com o olhar da confecção voltado à sustentabilidade.

Nós da Tecnoblu participamos durante 2 anos e esse ano optamos por não participar como expositor por uma questão de diretrizes estratégicas. Mas não deixamos de estar lá com o colab com a Irene e com a Julia dentro do espaço onde a gente trabalhou alguns pigmentos e alguns acabamentos em biomaterial, um material feito através de celulose. Então é sempre muito importante pra quem está nesse meio trocar experiências com todos da área em geral,

relata Leo Crus, Coordenador de P&D da Tecnoblu, contando sobre a exposição 'Referências Brasileiras'. A associada HI Etiquetas também se fez presente no espaço com novidades para o setor calçadista e de acessórios.

Walter Rodrigues, estilista brasileiro e atual coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, nos guiou pelo salão de design Inspiramais e envolveu a abordagem de desenvolvimento de coleções de acordo com a pirâmide de mix de produtos e características das tendências manifestadas pela pesquisa desenvolvida por sua equipe, seguida da visita à exposição ‘Referências Brasileiras’, onde materiais e texturas nacionais foram apresentadas como alternativas de acabamentos e inovação passíveis à aplicação em produtos de design e moda.

< Voltar para notícias