Semana Fashion Revolution 2020

O movimento global Fashion Revolution luta por uma indústria da moda mais limpa e justa, no Brasil, registrado como Instituto, propõe temas para serem debatidos ao longo do ano e durante a Semana Fashion Revolution - principal campanha que acontece de 20 a 26 de abril. Este ano os temas de campanha são: Composição, Condições de Trabalho, Ação Coletiva e Consumo.

Os temas representam uma visão sistêmica do problema e apontam possibilidades para que as soluções sejam trabalhadas.

- diz Fernanda Simon, diretora executiva da organização.

A mensagem se baseia na questão do consumo global de moda que continua a ganhar velocidade em níveis insustentáveis na cultura de descartabilidade. Em todo o mundo são produzidas inúmeras roupas, a partir de materiais não sustentáveis, muitos dos quais acabam incinerados ou em aterros. O Fashion Revolution prega que é necessário repensar todo o sistema, passando de um modelo construído sobre o consumo excessivo e a descartabilidade para um modelo circular, onde os materiais e produtos podem ser utilizados por muito mais tempo.

Blumenau integra movimento Fashion Revolution há quase cinco anos e vem desenvolvendo olhares responsáveis para a moda. Somos empreendedores, colaboradores, estudantes, empresas, instituições de ensino e ongs, unidos para fazer refletir sobre os caminhos da moda e apontar para caminhos mais otimistas para nós todos. Estar envolvido com a semana é um pequeno passo, que representa o comprometimento com o futuro. Pergunte #Doquesãofeitasminhasroupas?

Fala Daniel Philipi Knop, Representante Fashion Revolution Blumenau.

Sobre a questão das condições de trabalho, há mais pessoas escravizadas hoje do que nunca antes na história. Milhões de pessoas são forçadas a trabalhar, com baixos ou nenhum pagamento, e sob ameaças e violência. Do trabalho infantil nas plantações de algodão ao trabalho forçado nas fábricas de vestuário, a indústria global da moda é uma das que mais contribuem para a escravidão moderna, mas este continua a ser um crime oculto. O Fashion Revolution incentiva maior transparência na cadeia de valor, do campo à fábrica e para os centros de distribuição, a fim de eliminar as diversas formas de exploração.

Com a Semana Fashion Revolution 2020 o movimento alcança uma nova proporção ao promover debates aprofundados e envolver outros atores da sociedade para marcar a história da moda rumo a um setor mais transparente, ético e limpo. Faça parte da revolução. Seja Curioso. Descubra. Faça algo!

 

 

Para saber mais:

@fash_rev_brasil

#FashionRevolution

#QuemFezMinhasRoupas

#DoQueSãoFeitasMinhasRoupas

< Voltar para notícias