TOUR DO ALGODÃO 2021

Nestes quase 17 anos desde que iniciamos o SCMC, o que move o SCMC– Santa Catarina Moda e Cultura, é acreditar no potencial criativo, produtivo e de inovação de nosso estado, sempre cientes da imensidão e da potência do nosso Brasil, e que podemos ir muito além.

Quando em 2020, em meio ao turbulento ano, colocamos em pauta o “tour do algodão” para conhecer Mato Grosso, com a iniciativa do nosso Vice-presidente Rui Hess, parecia algo distante e desafiador.

Mas tudo que nasce de um sonho e nos propomos a realizar, acontece! Assim os primeiros contatos foram feitos com forte envolvimento da nossa diretoria em viabilizar a melhor experiência possível aos nossos associados.

O que não sabíamos é que essa experiência seria tão intensa e enriquecedora. Conhecer o início desse processo que é tão importante para a moda brasileira abriu nossos horizontes e fez valer a pena cada um dos 1.373kmque percorremos.

“Foi gratificante poder conhecer os desafios desse que é o início da cadeia têxtil brasileira. Saímos daqui com a certeza de que relacionamento com produtor terá um novo marco”,

avaliou Moacir Fachini, diretor da Fakini Malhas.

Abrimos o tour com a palestra riquíssima do Movimento Sou de Algodão, com Silmara Ferraresi, da Abrapa que facilitou uma troca maravilhosa de conhecimento.

No dia seguinte partimos para Chapada do Guimarães, onde passamos pelo mirante da Chapada e de lá chegamos na cidade de Primavera do Leste, na fazenda Buriti. Fomos muito bem recebidos pelos donos da propriedade que nos apresentaram a colheita de algodão, o ponto alto do nosso tour, que nos proporcionou sentir de perto o cultivo e processos dessa fibra protagonista do mercado da moda.

Neste mesmo dia conhecemos a Unicotton -Cooperativa de produtores de algodão, que abriu suas portas gentilmente para o nosso grupo. Nos apresentaram todo o processo de classificação do algodão.

E no dia seguinte fechamos o tour conhecendo a algodoeira Nova Geração, onde acontece o beneficiamento do algodão. E a palestra com o agricultor Christopher Barry Ward.

“Muito grata ao SCMC pela oportunidade de conhecer o princípio de toda cadeia têxtil, confesso que fiquei especialmente emocionada ao ver os campos de algodão, além da riqueza de conhecer os processos que o algodão passa para se tornar as lindas roupas que vestem o Brasil. O algodão é moda”

Marli Fourlin, em depoimento.

Seguimos com nosso trabalho, com o calor do Cerrado para sempre em nossos corações, mais confiantes, focados e orgulhosos do que nunca. A moda brasileira é forte, a indústria brasileira é top!!

‍Confira aqui o vídeo com registro do nosso tour.

Colheita de Algodão na Fazenda Buriti (foto em destaque).

Visita a Unicotton
Conhecendo o processo de beneficiamento do algodão na algodoeira Nova Geração

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed