UM NOVO TEMPO

Após um ano intenso de pesquisas, encontros, debates e processos de cocriação e colaboração entre um time multidisciplinar que envolveu designers ecossistêmicos, produtores culturais, estilistas, historiadores, pedagogos, arquitetos, comunicólogos, gestores e diretores da Cia. Hering, o espaço cultural, que agora também mira a estruturação de uma incubadora de projetos de impacto, se prepara para retomar suas atividades. Inicialmente elas serão orientadas para os meios digitais, dado o cenário do aumento do número de casos da pandemia da covid-19 durante este mês.

O Museu Hering se dedica a conectar pessoas, promover ações e reflexões sobre o processo da industrialização têxtil, tendo a moda como plataforma de transformação em prol do desenvolvimento sustentável, além de preservar e comunicar o acervo e o patrimônio da Fundação Hermann Hering que guarda a memória do legado da Família Hering e dos trabalhadores e trabalhadoras da empresa,

Explica Amélia Malheiros, gestora da Fundação Hermann Hering.

Campos do conhecimento como moda, industrialização, imigração, associações comunitárias, arquitetura, paisagismo, sustentabilidade, economia circular, entre outros, ganham destaque na nova proposta do espaço.

Este novo projeto repensou o Museu – um repensar que vai além da dimensão da exposição. Um repensar que questiona inclusive o papel do Museu Hering: o que é um Museu hoje em dia? Qual o propósito de uma exposição em um Museu? Que tipos de públicos interagem e participam deste nosso convite à visitação e experimentação em nossos espaços?

Conta Coral Michelin, designer ecossistêmica, pesquisadora, artista e ativista e responsável pelo pensamento curatorial da exposição “Um Novo Tempo”.

O projeto é resultado das ações do Plano Anual do Museu Hering 2020 – data em que o Museu Hering completou seus 10 anos de história – com realização da Fundação Hermann Hering e do Ministério da Cidadania, patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura. Em 2018, a Fundação Hermann Hering conquistou o Prêmio de Modernização de Museus, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, que reconhece ações de grande contribuição para a sociedade.

O designer de moda Daniel Knop, coordenador de projetos da Fundação Hermann Hering, conclui:

Passado, presente e futuro são dimensões do tempo que nos permitem rememorar, compreender e projetar. Desse modo, para nós do time do Museu Hering, que tanto nos dedicamos para dar vida a esta nova exposição, o futuro já chegou. Aqui nós acreditamos que são as escolhas do presente que nos permitirão contar novas histórias do hoje.

O Museu Hering já recebeu em sua história mais de 162.000 visitantes, dentre eles muitos turistas de outros estados e países, estudantes de ensino fundamental e médio proveniente de diversos municípios do Estado de Santa Catarina, além de universitários de instituições públicas e privadas de diferentes áreas do conhecimento.

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed