Denim City chega a São Paulo e inspira Santa Catarina a criar Escola da Malha

Você já ouviu falar da Denim City? Essa instituição holandesa mal desembarcou no Brasil e já está inspirando o mercado da moda catarinense. O Brasil é o primeiro país do mundo a receber uma unidade da instituição fora da Holanda. A Denim City é uma entidade internacional ligada à Fundação House of Denim, com sede em Amsterdã, e que tem o objetivo de federar os profissionais relacionados ao segmento, sensibilizando-os quanto às problemáticas ambientais, através da formação para as profissões envolvidas no denim pela Jean School, uma escola única no mundo com a finalidade do estudo do denim.

A unidade brasileira foi apresentada recentemente em São Paulo e pretende conectar especialistas da indústria europeia a experts do Brasil. O encontro na Capital paulista reuniu especialistas da indústria da moda, entre eles o catarinense Cristiano Buerger, da Tecnoblu, um dos empresários brasileiros responsáveis por captar a instituição para o país. “Precisamos promover a inovação com foco nas pessoas que integram todo o ecossistema. A ideia é trazer para o Brasil uma visão não só de sustentabilidade e de integração de cadeia produtiva, mas uma visão de construção de valor e DNA para as marcas”, explica.

Quem também participou do encontro foi Amélia Malheiros, assessora executiva do Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), que passou a ver ainda mais sentido sobre a inspiração de criar um espaço catarinense que integre todo ecossistema do Estado. “A ideia de ter um espaço voltado para o aprendizado constante apoiado por instituições e marcas faz muito sentido, principalmente para a realidade atual do cenário da moda e do design”, avalia. Amélia, que tem acompanhado de perto as tendências internacionais da indústria têxtil, destaca a importância do incentivo entre todos os setores por um mesmo objetivo. “Em Santa Catarina temos espaços abandonados, mal aproveitados e que poderiam receber algo como uma Escola da Malha ou um Centro Colaborativo de Inovação voltado para o mercado catarinense. Mas para que isso aconteça, o envolvimento de entidades e empresários é fundamental”, completa.

Santa Catarina se destaca no cenário nacional na produção de malha. De acordo com o Inteligência de Mercado (IEMI), o estado representa 38,8% da produção nacional de tecidos de malha e contabiliza 16% dos produtores da cadeia têxtil brasileira, onde estão instaladas cerca de 750 produtoras ou beneficiadoras de manufaturas têxteis e mais de 3,9 mil fabricantes de artigos confeccionados.

Denim City

O espaço escolhido para a Denim City São Paulo é uma antiga fábrica de jeans no coração da cidade, no Brás. Seguindo a configuração holandesa, contará com a Jean School e a Denim City Academy, nas quais governo, educação, indústria e consumidores se reúnem. A Denim City São Paulo abrirá as portas em 2019 e será o pontapé inicial no projeto de expansão que deve chegar a outros continentes em breve. Um encontro em Los Angeles está agendado para este mês. Para o próximo ano e ano seguinte, o centro de conhecimento se concentrará no Japão, Coréia, China e África do Sul, entre outros.

Clique aqui para baixar a todas as imagens