Economia Circular será tema do próximo Talks promovido pelo SCMC

 O Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) realizará no dia 9 de maio, em Blumenau, a segunda edição do Talks. O tema escolhido para o encontro é: Economia Circular - um caminho para inovação em sustentabilidade. Os palestrantes fazem parte do Instituto By Brasil (IBB).

O conteúdo será direcionado a gestores e profissionais das áreas de P&D, design, marketing, produto, industrial,alunos e comunidade em geral. A abordagem levará em conta os conteúdos de inovação para a economia circular, os impactos socioambientais da moda e cases de práticas inspiradoras. Flávia Vanelli, Alexandre Gobbo Fernades e Raquel Sabrina apresentarão insights sobre como implantar um novo modelo de negócio para destacar os pilares da economia sustentável.

O termo Economia Circular indica um modelo de desenvolvimento econômico que coloca a ênfase na sustentabilidade da utilização dos recursos naturais. É um novo modelo de desenvolvimento que se opõe à Economia Linear, que tem como princípio o fim de vida e o descarte dos produtos após a utilização. A Economia Circular estimula a redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, transformando o fluxo linear por fluxos circulares e convertendo o que antes era considerado resíduo em novos recursos, que podem ser reintroduzidos no processo produtivo. A Economia Circular é vista atualmente como elemento essencial para quebrar a interdependência entre o crescimento econômico e o aumento no consumo de recursos naturais, tornando-os realmente sustentáveis.

Fundado em 2006, o Instituto by Brasil (IBB) é um instituto sem fins lucrativos, com abrangência nacional e internacional e que tem a missão de promover pesquisa, ensino e serviços em inovação, design e sustentabilidade. A partir de consultorias e estratégias criativas adequadas para o desenvolvimento de cada negócio, o IBB instiga empresas de todos os tamanhos a fazer a diferença no mercado.

 

Os palestrantes:

- Alexandre Gobbo Fernandes, consultor em Economia Circular:

Alexandre tem experiência relevante no treinamento de lideranças, na condução de investigações e no desenvolvimento de estratégias de projetos de inovação. Especialista no protocolo Cradle to Cradle® pela MBDC - McDonough and Braungart Design Chemistry, treinado pela EPEA GmbH, fundador do EPEA Brasil, pioneiro na aplicação e disseminação da Economia Circular e Cradle to Cradle desde2011. Professional Master em Gestão da Eco-inovação pela Université de Versailles, Arquiteto Mestre em Conforto Ambiental pela UFSC.

 

- Flávia Vanelli, consultora em Sustentabilidade e consultora em Moda e Produtos:

Designer e especialista em Criação e Desenvolvimento de Produtos com foco em pesquisa, e atuação estratégica em Inovação, Sustentabilidade e Cadeias de Valor. Desde 20019 está à frente do Estúdio Rato Rói Moda e Design (SC), empresa que atua emdesign, inovação e desenvolvimento de novas superfícies e produtos, bem como em todo o seu contexto de influências mapeando oportunidades, desafios e soluções que alimentAm o engajamento da cadeia até o consumidor final.

 

- Raquel Sabrina, consultora em Sustentabilidade:

Possui15 anos de experiência em projetos de sustentabilidade e consultoria especializada em definição de estratégia de sustentabilidade e relacionamento com stakeholders. Já desenvolveu estratégias para as principais empresas referências em sustentabilidade no Brasil, como Natura, Vale, Petrobras, Unilever, Itaú e Santander. Sua experiência inclui, ainda, engajamento destakeholders e criação de indicadores de sustentabilidade para cidades e para agestão de políticas públicas.

 

Clique aqui para baixar a todas as imagens