Nós somos o Santa
catarina moda e cultura!
O SCMC - Santa Catarina Moda e Cultura nasceu em 2005 da vontade dos empresários de desenvolver no estado competências para além da indústria. Um novo olhar para a moda foi o propósito que norteou esse movimento que hoje se fortalece como plataforma de inovação e conexão entre indústria, varejo, academia, estudantes e comunidade.
De forma colaborativa a co-construída o SCMC se fortalece a cada ano.

Manifesto

Santa Catarina nos inspira.
A alma catarina é feita de gente que sonha e realiza.
Gente que acredita no poder do coletivo, da colaboração.
Colaboração que faz crescer, que provoca, que busca sempre um novo olhar...
sem esquecer da tradição, do legado que foi construído com trabalho e afeto.
O SCMC é mais que um movimento, uma plataforma, são valores dessa gente que faz da indústria um ambiente pulsante e vivo. Que entrega valor, ética, integridade e respeito em todas as relações.

SANTA CATARINA É MODA, É CULTURA, SOU EU E É VOCÊ! VEM COM A GENTE FAZER ESSE MOVIMENTO!

scmc em números

16,5 mil
Horas de conhecimento
2 mil
pessoas capacitadas
pelo projeto
500
estudantes capacitados
diretamente
20 mil
pessoas empregadas
pelos associados
R$4,5 bi
Faturamento das empresas
associadas
30
ações feitas
pelo SCMC em 2017

indicadores scmc

20 mil
Horas de conhecimento
pessoas capacitadas
pelo projeto
3 mil
700
estudantes capacitados
diretamente
pessoas empregadas
pelos associados
17 mil
R$4,5 bi
Faturamento das empresas
associadas

Depoimentos

O ano de 2018 foi um ano como nenhum outro na história do SCMC. Olhamos para dentro do posicionamento da plataforma frente aos nossos propósitos e entendemos que para continuarmos em uma crescente era necessário equalizar todos os seus agentes em um mesmo repertório. Neste sentido, em ação conjunta aos consultores de educação corporativa do programa Embarque Imediato, promovido pelo SESI, foi realizado um trabalho com os nossos times sob uma nova abordagem a partir da perspectiva das trilhas de aprendizagem do Líder como Gestor de Pessoas e Líder com Visão de Negócios.Seguimos em 2019 com o foco em transcender a atuação de nossas empresas com um olhar voltado à frente, focado em inovação de cultura, criação de ecossistemas e colaborativamente criamos um ambiente de trocas fundamental para a evolução das empresas e instituições de ensino envolvidas. Afinal, como tratar de inovação sem estar atento ao patrimônio humano das organizações e os futuros profissionais formados pelas instituições de ensino?O Santa Catarina Moda e Cultura é a convergência de novos conceitos a favor da formação de um novo mindset. A transformação da indústria de moda e design Catarina é o norte, o olhar estratégico da plataforma, que foi e continua sendo a revolução do setor no estado.
Rui Altenburg
Presidente SCMC / Presidente Altenburg
O Brasil ingressa em 2019 com o ânimo renovado pela posse de um novo governo, que tem despertado a confiança da população e dos setores produtivos. É importante que o presidente Jair Bolsonaro, a nova legislatura do Congresso Nacional, governadores, deputados estaduais, prefeitos e vereadores articulem-se de modo sinérgico, interagindo com a iniciativa privada e a sociedade, de modo a viabilizar, com diálogo e participação, uma agenda de desenvolvimento. As prioridades são as reformas previdenciária e tributária, mais segurança, educação, saúde, redução do “custo Brasil”, desburocratização e estabelecimento de um ambiente de negócios atrativo e dinâmico.Os brasileiros também estão revigorados por sua resiliência ante provações graves nos campos da política e da economia. Acabamos de enfrentar uma prolongada e gravíssima crise, a qual ainda se manifesta no elevado número de pessoas desempregadas e nos baixos níveis de crescimento. Mas, apesar de seus efeitos danosos sobre a sociedade, estamos preparados para uma nova etapa de crescimento e prosperidade. A capacidade de superação de nossa gente é um exemplo estimulante para todos os povos que sofrem dificuldades como as que vínhamos enfrentando há muitos anos.Há, novamente, um ar de maior otimismo no País, que deve ser um fator de responsável motivação para todos. Nesse contexto, a indústria têxtil e de confecção, que se identifica muito com a resistência e força dos brasileiros para superar obstáculos, consolida ainda mais sua posição dentre as protagonistas de nossa economia, destacando-se como uma das maiores empregadoras no âmbito da manufatura, criativa, produtora e multiplicadora de conhecimento e sempre vanguardista. Tudo isso se observa com clareza neste momento, com o início de sua inserção na chamada Quarta Revolução Industrial, processo de múltiplas frentes, desencadeado pela ABIT,  CNI, federações, sindicatos e  instituições de pesquisa e ensino, tanto na esfera pública quanto na área privada. O espírito inovador e empreendedor de nossa indústria encontra exemplo de muito sucesso no SCMC - Santa Catarina Moda e Cultura. Esta instituição, expressando a visão lúcida dos empresários locais, é uma eficaz plataforma de inovação e conexão entre manufatura, varejo, academia, estudantes e comunidade. A multiplicação de iniciativas como essa, em paralelo à solução dos problemas nacionais, é decisiva para que o Brasil, na aurora de um novo tempo, alcance destino de prosperidade à altura de seu potencial.
Fernando Valente Pimentel
Presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT).
O conceito de Sociedade 5.0 vem ganhando mais destaque se comparado a outros. Chamada de “uma revolução silenciosa”, este movimento centraliza seus esforços no alcance de uma maior produtividade e eficiência nos processos de mudança social, inserindo o ser humano no centro da inovação e transformação tecnológica, uma vez que retém todo o conceito e aparato cultural produzidos pela Indústria 4.0, aperfeiçoando e buscando melhorar o uso do que já se construiu.Com vistas a este conceito, o SESI/SC por meio da FIESC, mobilizou-se para uma agenda que centralizasse seus esforços em um modelo de gestão orientado para uma maior performance, voltado ao aumento de produtividade, eficiência nas entregas e resolutividade para a indústria catarinense, baseando-se nos preceitos do movimento da Sociedade 5.0 para evoluir em suas ações.O reposicionamento da Educação Corporativa do SESI/ SC, a exemplo, foi construído a partir do questionamento de “Como impactar os resultados do negócio da indústria Catarinense por meio das ações de educação e desenvolvimento de pessoas?”. Em 10 meses de operação, as 11 empresas SCMC participantes do programa Embarque Imediato obtiverem um índice de transferência de aprendizagem de 84%, evidenciado por meio de um conjunto de indicadores e mudanças de comportamentos tangíveis.
Fabrizio Machado Pereira
Superintendente do SESI/SC
O SCMC está cada vez mais se consolidando como plataforma referência nas áreas de inovação, moda e design. Carregamos em nossa essência o propósito de mudar o DNA das empresas para que se tornem disruptivas. Propomos uma troca intensa de experiências e tratamos todas as informações de maneira plural, sempre norteadas pelas melhores e mais inspiradoras práticas inovadoras. Nossa parceria recente com startups e o Instituto CERTI reforça esse conceito, potencializando o nosso desejo em aprender, compartilhar e aplicar novas ideias. Neste ano tivemos ainda a entrada da empresa Plasvale, que enfatiza a nossa vocação para o design. Todos esses aspectos corroboram para que a indústria catarinense tenha um crescimento sistemático, apta a concorrer em igualdade com o mercado mundial nos setores de moda, inovação e design.  Em 2019 continuaremos firmes nessa missão, focados em tornar Santa Catarina o Estado mais disruptivo do Brasil.
Osni Junior
Vice-presidente SCMC / Diretor de Marketing Círculo
A INOVAÇÃO é uma estratégia que deve ser discutida, formulada e praticada sempre com o objetivo de promover a competitividade de uma empresa, especialmente frente seus aspectos essenciais como: portfólio de tecnologia, produto, mercado, base de pessoas, gestão, capital e, principalmente, sintonia entre a liderança e o modelo de negócios, o que constitui a identidade da organização. É neste sentido que surge o papel do SCMC: consolidar-se num agente de mudanças, capaz de promover as transformações que serão seguidas por todo o setor na direção da inovação visando assegurar a competitividade organizacional, a performance dos negócios e o efetivo cumprimento do papel das empresas na geração de riquezas, desenvolvimento de pessoas e sustentabilidade do planeta.
José Eduardo Azevedo Fiates
Superintendente Geral da Fundação CERTI e Diretor Executivo do Sapiens Parque S.A.
O SCMC oportuniza uma das coisas mais importantes no processo de ensino-aprendizagem: a aprendizagem significativa. Os novos conhecimentos adquiridos pelos alunos, professores, empresários e suas equipes, relacionam-se com os conhecimentos prévios adquiridos por todos os stakeholders que fazem parte dessa incrível plataforma de conexão. Tudo o que se constrói é aplicável nas empresas e nas instituições de ensino, levando a cultura de inovação para além dos momentos de encontros oportunizados pelo SCMC.A palavra de ordem é transformação constante. Estar em contato com tantos profissionais de instituições de ensino e empresas, trocar ideias e experiências lateralmente, faz com que nosso dia a dia acadêmico tenha sintonia com as necessidades profissionais do mercado da moda e do design de nosso estado. E ter nossos alunos inseridos nesse ambiente, os tornam mais capazes e diferenciados, até em sala de aula. É nítida a diferença entre os acadêmicos que passaram pelo SCMC e sua relação com o desempenho acadêmico e profissional.Além de coordenador do curso de Design de Moda da UNIFEBE, sou profissional do mercado de moda e design. E tenho orgulho de dizer que minha evolução profissional deu-se em grande parte pela minha participação neste projeto, onde expandi horizontes e tive experiências que ampliaram minha visão, minha rede de contatos e onde, sobretudo, conquistei grandes amigos. E tenho certeza que são essas mesmas experiências e resultados que estimulam e transformam nossos alunos
Rodrigo Zen
Coordenador do Curso de Design de Moda (Unifebe)
ESSE ANO PRA NÓS DA TECNOBLU O SCMC FOI MARAVILHOSO, FANTÁSTICO. As inúmeras atividades que foram trazidas e que abriram o nosso olhar, um ponto novo. Para nós, foi muito inspirador tudo o que o SCMC trouxe, nos desliga um pouco das dificuldades, de desafios que as vezes são impostos por coisas que não estão dentro da nossa companhia. O principal de tudo isso é que traz para dentro da organização uma cultura de inovação totalmente diferenciada, é algo que sempre resplandece e traz muita energia.
Edmur Polli
TecnoBlu
A parte mais linda do projeto é ver o crescimento e evolução de cada aluno, que chegam de forma tímida e vão se destacando, evoluindo e crescendo mais a cada encontro e mostrando seu olhar inovador e dinâmico, olhar que o mercado cobra de seus profissionais cada dia mais. Quanto empresa, também crescemos, toda a troca e frescor que o projeto traz ajuda nas rotinas, seja pelas palestras e workshops que estão cada vez mais alinhados com que as empresas buscam, ou uma simples conversa com professores, alunos e profissionais de outras marcas que fazem parte do projeto. Faço questão de me envolver a fundo com esse propósito, pois faz parte da minha evolução e transformação como profissional. Com toda a certeza o SCMC potencializa o desenvolvimento constante para uma linguagem moderna e atual, tanto para o design, a inovação como forma de educar os jovens profissionais que futuramente estarão movimentando a economia do nosso estado. E fico cada vez mais encantado com esse projeto e pelo poder de superação e reinvenção a cada novo ano, sem nunca perder a sua verdadeira essência de compartilhar e conectar.
Julio Cesar dos Santos
Karsten
O SCMC é oportunidade, oportunidade de crescer, conhecer, experimentar, expor e ser mais! Quando conheci o evento, ainda como aluna, já havia pensado em como era incrível a possibilidade de fazer mais pela moda e pelo design de Santa Catarina. Quando me tornei professora e pude participar ainda mais ativamente deste projeto pude perceber que é além de Santa Catarina, isso é mundo, um mundo inteiro de trocas de energia, conhecimento e amor, tudo isso envolvendo pessoas que são apaixonadas por aquilo que escolheram ser e pretendem mostrar ao mundo o quão incrível a moda e o design são, como é possível quebrar paradigmas, encontrar novos caminhos e ampliar a mente em um único ambiente! Tudo isso de maneira colaborativa e divertida, então deixo apenas o meu obrigada por pessoas, instituições e alunos que querem um mundo melhor, um mundo mais SCMC!
Jadsnara Lunardi Brognara
Senai Criciuma
Receber o SCMC Inova Lab em nosso Espaço de Educação Maker foi extremamente gratificante, pois permitiu que o Espaço se conectasse com o seu objetivo genuíno, que é de reunir indústrias, profissionais, estudantes e sociedade para cocriação de soluções, aprendizados, experimentações, trocas de processos criativos e colaborativos propondo alternativas e reflexões para o mercado. O Espaço se transformou em local vibrante com os 30 estudantes e as 14 empresas trocando suas experiências e conhecimentos com a presença de grandes profissionais participando dos Workshops e palestras, contribuindo para formação de profissionais alinhados com as tendências mundiais e o fortalecimento da indústria catarinense. Parabéns a todos pelo excelente trabalho do SCMC! Estamos muito felizes por fazer parte deste magnifíco evento!
Dalila L. M. Carvalho
SESI - Regional Vale do Itajaí

Depoimentos

ESSE ANO PRA NÓS DA TECNOBLU O SCMC FOI MARAVILHOSO, FANTÁSTICO. As inúmeras atividades que foram trazidas e que abriram o nosso olhar, um ponto novo. Para nós, foi muito inspirador tudo o que o SCMC trouxe, nos desliga um pouco das dificuldades, de desafios que as vezes são impostos por coisas que não estão dentro da nossa companhia. O principal de tudo isso é que traz para dentro da organização uma cultura de inovação totalmente diferenciada, é algo que sempre resplandece e traz muita energia.
Edmur Polli
TecnoBlu
ESSE ANO PRA NÓS DA TECNOBLU O SCMC FOI MARAVILHOSO, FANTÁSTICO. As inúmeras atividades que foram trazidas e que abriram o nosso olhar, um ponto novo. Para nós, foi muito inspirador tudo o que o SCMC trouxe, nos desliga um pouco das dificuldades, de desafios que as vezes são impostos por coisas que não estão dentro da nossa companhia. O principal de tudo isso é que traz para dentro da organização uma cultura de inovação totalmente diferenciada, é algo que sempre resplandece e traz muita energia.
Edmur Polli
TecnoBlu
A parte mais linda do projeto é ver o crescimento e evolução de cada aluno, que chegam de forma tímida e vão se destacando, evoluindo e crescendo mais a cada encontro e mostrando seu olhar inovador e dinâmico, olhar que o mercado cobra de seus profissionais cada dia mais. Quanto empresa, também crescemos, toda a troca e frescor que o projeto traz ajuda nas rotinas, seja pelas palestras e workshops que estão cada vez mais alinhados com que as empresas buscam, ou uma simples conversa com professores, alunos e profissionais de outras marcas que fazem parte do projeto. Faço questão de me envolver a fundo com esse propósito, pois faz parte da minha evolução e transformação como profissional. Com toda a certeza o SCMC potencializa o desenvolvimento constante para uma linguagem moderna e atual, tanto para o design, a inovação como forma de educar os jovens profissionais que futuramente estarão movimentando a economia do nosso estado. E fico cada vez mais encantado com esse projeto e pelo poder de superação e reinvenção a cada novo ano, sem nunca perder a sua verdadeira essência de compartilhar e conectar.
Julio Cesar dos Santos
Karsten
O SCMC é oportunidade, oportunidade de crescer, conhecer, experimentar, expor e ser mais! Quando conheci o evento, ainda como aluna, já havia pensado em como era incrível a possibilidade de fazer mais pela moda e pelo design de Santa Catarina. Quando me tornei professora e pude participar ainda mais ativamente deste projeto pude perceber que é além de Santa Catarina, isso é mundo, um mundo inteiro de trocas de energia, conhecimento e amor, tudo isso envolvendo pessoas que são apaixonadas por aquilo que escolheram ser e pretendem mostrar ao mundo o quão incrível a moda e o design são, como é possível quebrar paradigmas, encontrar novos caminhos e ampliar a mente em um único ambiente! Tudo isso de maneira colaborativa e divertida, então deixo apenas o meu obrigada por pessoas, instituições e alunos que querem um mundo melhor, um mundo mais SCMC!
Jadsnara Lunardi Brognara
Senai Criciuma
Receber o SCMC Inova Lab em nosso Espaço de Educação Maker foi extremamente gratificante, pois permitiu que o Espaço se conectasse com o seu objetivo genuíno, que é de reunir indústrias, profissionais, estudantes e sociedade para cocriação de soluções, aprendizados, experimentações, trocas de processos criativos e colaborativos propondo alternativas e reflexões para o mercado. O Espaço se transformou em local vibrante com os 30 estudantes e as 14 empresas trocando suas experiências e conhecimentos com a presença de grandes profissionais participando dos Workshops e palestras, contribuindo para formação de profissionais alinhados com as tendências mundiais e o fortalecimento da indústria catarinense. Parabéns a todos pelo excelente trabalho do SCMC! Estamos muito felizes por fazer parte deste magnifíco evento!
Dalila L. M. Carvalho
Diretora - SESI - Regional Vale do Itajaí