SCMC na mídia

Economia SC

Moda Amanhã 2026: futuro da moda é circular e acontece no chão de fábrica

SCMC e o projeto ReTrama (Fundação Hermann Hering) uniram forças na edição 2026 do Moda Amanhã: uma imersão que desafia estudantes a transformar resíduos industriais em design autoral, no complexo da Cia. Hering.

Moda Amanhã 2026: futuro da moda é circular e acontece no chão de fábrica

O SCMC e o projeto ReTrama, da Fundação Hermann Hering, uniram forças na edição 2026 do Moda Amanhã. Mais do que uma imersão criativa, a iniciativa é um chamado para que a próxima geração de designers transforme resíduos industriais em ativos estratégicos e produtos com alma.

O Moda Amanhã 2026 é a síntese do que acreditamos no SCMC e na Fundação Hermann Hering: inovação se faz com colaboração e respeito à memória.

Marciel Eder Costa, presidente do SCMC e da Fundação Hermann Hering

A teoria encontra a realidade

Nesta edição, o palco é o histórico complexo da Cia. Hering, em Blumenau. Estudantes de moda e design deixam a sala de aula para mergulhar em upcycling e produção reversa, transformando o que seria descarte em portfólio autoral de alto impacto.

Segundo Fernanda Rickmann, gestora de projetos do SCMC, o compromisso da entidade com as universidades já soma duas décadas de história — e a parceria com o ReTrama permite ir além da teoria, desafiando os estudantes com a complexidade dos materiais têxteis e da economia circular, gerando inovação real e impacto social.

Mentoria #GenteQueFaz

A direção criativa da jornada é assinada por Vinicius Schane, acompanhado de um time de especialistas que vivem o mercado na prática: Ana Lucia Niepceron, Beto Shibata e Simone Passarin. Para Schane, o designer de moda hoje precisa compreender os ciclos da indústria, os impactos da produção e o valor cultural, social e ambiental dos materiais descartados — trabalhar com resíduos têxteis é entender que a inovação também nasce da memória e da responsabilidade criativa sobre o que já existe.

  • Palco: complexo histórico da Cia. Hering, em Blumenau
  • Foco: upcycling, produção reversa e economia circular
  • Direção criativa: Vinicius Schane
  • Mentoria: Ana Lucia Niepceron, Beto Shibata e Simone Passarin
Ver publicação original em Economia SC

Texto redigido pela equipe do SCMC a partir dos fatos divulgados, com citações atribuídas. Imagem e publicação original de crédito do veículo citado.

Bem-vindo ao SCMC

Os melhores caminhos são construídos em comunidade. Faça parte da plataforma que transforma empresas fabricantes em criadoras de marcas.